segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Alongar é preciso!


Os exercícios de alongamento se fazem necessários na prática da atividade física, mas alguns detalhes são importantes na hora de fazer. Você deve verificar a sua postura no momento do alongamento para evitar danos a sua coluna e articulações. Fique relaxado completamente para não gerar tensão desnecessária nos músculos. 

Uma sessão de alongamento(quadro acima) deve ser única para que se tenha resultados de aumento da flexibilidade. Faça um breve aquecimento antes de começar a alongar-se e depois comece. Fique nas posições planejadas no mínimo 30 segundos em cada uma delas, dê preferência a forma ativa de alongamento para saber o seu limiar da dor, uma vez que ela é o alarme de condicionamento, quando doer pare na posição suportável! Se for pedir para alguém te alongar, forma passiva, procure um profissional experiente nesta função pois é muito comum pessoas despreparadas passarem dos limites e causarem lesões musculares em quem estão alongando. Lembre-se de continuar a respirar normalmente durante o alongamento, não prenda a sua respiração!

Os atletas de alto rendimento usam outras formas de alongamento as quais nós seres normais, não devemos realizar e nem precisamos delas em nosso dia a dia. Faça alongamentos você mesmo, geralmente na academia existe um quadro dando exemplos de quais você deve fazer. 

Não faça uma sessão de alongamento após uma sessão de musculação com o obejetivo de melhorar a flexibilidade, pois os músculos estão congestionados e tensos e não devem ser submetidos a outras formas de extenção. Espere o outro dia para alongá-los, no dia apenas alongue levemente para soltá-los.


Nenhum comentário: