segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Gravidez e atividade física, combina? E musculação?


Vocês vão ouvir muitos dizendo que grávida não pode fazer nenhuma atividade física, muito menos musculação! Em primeiro lugar eu quero dizer que, uma mulher grávida somente deverá fazer uma atividade física se o seu médico permitir, embora eu possa discordar de alguns doutores, nós devemos respeitá-los pois são responsáveis pelas duas vidas ou mais que estão em questão.

Gravidez e atividade física, combinam sim, desde que ela seja feita com um acompanhamento de profissional qualificado, que tenha conhecimento em fisiologia na gestação. Será importante saber o histórico da grávida e se ela fazia atividade antes da gravidez, fato este primordial para ela fazer musculação grávida, ou seja não pode começar um treinamento em musculação depois de saber que esta sem nunca ter feito antes, uma vez que a atividade física promove uma adaptação e a gravidez também, o que seria muito extenuante para a mulher.

Este assunto é muito extenso, e não seria viável falar tudo aqui, mas algumas dicas eu vou falar, como a pressão arterial deve ser verificada durante toda a sessão de treino e o batimento cardíaco máximo passa a ser 195bpm menos a idade. Qualquer desconforto durante o treino deve ser relatado ao professor. Comer frutas leves antes de se exercitar é importante além de hidratar-se antes e depois. Evite os exercícios extenuantes e de longa duração, não passando 1h de treino no total da sessão. 

Após seis meses de gravidez cuidado com a frouxidão muscular que se estende até 3 meses após o parto. Após ganhar a tão esperada criança deve-se manter a quarentena para voltar os treinos, mas aproveite esse período uma vez que os hormônios masculinos estão altos e a amamentação ajudarão na recuperação estética da mamãe... para obter mais informações faça sua pergunta nos comentários que na medida do possível eu responderei! Uma mulher grávida não está invalida...

Nenhum comentário: