quinta-feira, 25 de junho de 2009

Curso de Terapia Bowen ISBT!

A Unip anuncia a 1ª edição da Formação em

Terapia ISBT Bowen

Junho 2009 a Junho de 2010

Com a orientação de Lisa Black e Col Murray

Conferências de apresentação de entrada livre

São Paulo

Unip (unidade Paraíso): Quinta-feira, 25 junho, 19:30h, na rua Vergueiro, 1211, 12º. andar . Paraíso. Tel.: 11-2166-1087

Workshops de apresentação

Os workshops de apresentação já são o primeiro módulo dos cinco da formação; os participantes recebem a parte do manual que diz respeito à matéria deste módulo. No entanto, a participação neste encontro ainda não implica o compromisso com toda a formação.

São Paulo: 27 e 28 de Junho, na Unip da rua Vergueiro, 1211, 12º. andar (perto do metro Paraíso). Das 8h00 - 18h00

Restantes Módulos do Curso

Módulo 2 – dias 24 e 25 de outubro de 2009

Módulo 3 – dias 31 de outubro e 1o. de novembro de 2009

Módulo 4 – dias 8 e 9 de maio de 2010

Módulo 5 – dias 26 e 27 de junho de 2010

Eis os testemunhos de alguns participantes de Portugal em edições anteriores:

“Como terapeuta corporal/massagista senti muita sorte em conhecer a Terapia ISBT Bowen. É para mim a melhor abordagem específica para patologias que conheço até agora. Tem efeitos rápidos e visíveis num período curto de tempo, e com resultados surpreendentes, comparativamente com outras técnicas corporais correctivas.”

Mª Rosário Carrasco, fisioterapeuta

“Adorei fazer este curso! Adquiri competências muito úteis e valiosas de diagnóstico e de tratamento de muitos “males” que afligem a maior parte de nós, que vive nesta sociedade chamada evoluída e civilizada. A competência, o profissionalismo, o incentivo e o excelente acompanhamento destes professores foi uma dádiva muito grande e estou-lhes grata para sempre.” (Margarida Farias, massagista)

“Trata-se de uma terapia que permite tratar e resolver várias disfunções e patologias associadas à dor, com muito sucesso. Foi uma oportunidade extraordinária ter participado na formação de Terapia ISBT Bowen. Garante também a possibilidade de desenvolver uma excelente carreira a quem procura esta área.”

(Ângela Marques, psicóloga)

“Este curso veio dar a resposta que precisava no meu trabalho com doentes em várias áreas e em que não conseguia resultados que precisava com outras técnicas que utilizo.”

(António Coutinho, médico)

“Uma experiência importante e positiva, superou as minhas expectativas. Profissionalismo e rigor.”

(Ana Paula Reis, massagista)

“Para mim este era o curso que faltava em Portugal, pois mostra que nem só a classe médica pode ajudar de uma maneira responsável os problemas de saúde com que tanta gente se debate. Sem sombra de dúvida que este curso ajudou a mudar o rumo da minha vida. Obrigada Col. Obrigada Lisa.”

(Helena Gonçalves, massagista)

Este Curso de Formação é uma oportunidade para:

desenvolver uma nova carreira

• mudar o sentido da sua atual carreira, ou

• melhorar significativamente as suas competências em terapia corporal.

• A Terapia ISBT Bowen é um sistema de tratamento autônomo ou pode ser incorporado com sucesso no trabalho com muitas outras modalidades.

• A estrutura do Curso Básico torna-o completamente adequado, quer para profissionais experientes, quer para pessoas sem qualquer conhecimento anterior de terapia corporal.

Os directores da ISBT, Lisa Black e Col Murray, desenvolveram a Terapia ISBT Bowen, baseados em práticas e princípios retirados da sua compreensão do trabalho do genial terapeuta corporal australiano Tom Bowen (1916-82).

Tom Bowen

Tom Bowen foi um osteopata original com uma capacidade única para desenvolver uma forma de terapia corporal que o fez sobressair dos seus contemporâneos.

Os seus talentos especiais baseados nas suas competências de manipulação e observação, e os seus contactos com outros curadores únicos no seu tempo (anos 1950-60), permitiram-lhe desenvolver uma técnica que, embora muito simples na forma, é muito eficaz.

A sua fama como curador levou pessoas de toda a Austrália à sua Clínica em Geelong, Victoria. Um estudo sobre terapias naturais feito em 1973 pelo Governo Australiano, verificou que Tom Bowen tratava cerca de 100 pessoas por dia!

A Terapia

A Terapia ISBT Bowen, conhecida por sistema australiano de tratamento suave, é usada para tratar um número alargado de doenças físicas, incluindo queixas musculares, estruturais e viscerais. É uma modalidade dinâmica de relaxamento fascial e muscular, com aplicação de simples e suaves movimentos de cruzamento de fibras, em músculos, tendões e ligamentos específicos, para provocar um aumento do fluxo sanguíneo, linfático e energético. Estes movimentos são normalmente aplicados em sequências precisas. Quando necessário, estas sequências criam com frequência mudanças estruturais auto corretivas, para promover o equilíbrio corporal global.

É uma abordagem minimalista ao trabalho corporal, sem a necessidade de acções repetitivas e muitas vezes invasivas. É especialmente útil pela sua possibilidade de aplicação eficaz em situações onde muitas outras terapias falham, como na situação de idosos frágeis, pessoas traumatizadas e bebés.

Mais informações através do site: www.terapiabowen.com.br

......................................

O Tratamento com Terapia ISBT Bowen

Durante o seu tratamento o terapeuta aplica movimentos de rotação suaves em pontos específicos nos músculos, tendões e ligamentos. Estes movimentos são muitas vezes aplicados em sequências determinadas, dando início ao relaxamento dos músculos, flexibilidade nas fáscias musculares e aumentando a circulação sanguínea, da linfa e da energia. Tudo isto para trazer os mais profundos resultados, que afectam positivamente muitas condições em todo o corpo.

Em determinados momentos durante a sessão de tratamento, o terapeuta pode permitir que o seu corpo repouse; o terapeuta pode inclusive sair da sala.

Isto pode ser uma parte muito importante do tratamento, dando ao seu corpo tempo de reação ao trabalho que está a ser feito. É também uma boa altura para relaxar e ligar-se ao seu corpo e ao modo como ele está a responder ao tratamento.

...........................................................

Aplicações da Terapia ISBT Bowen

A Terapia ISBT Bowen é aplicada para tratar uma gama alargada de sintomas físicos, incluindo queixas musculares, estruturais e viscerais (internas).

É muito útil porque pode ser aplicada eficientemente onde outro tipo de terapias não se aplica, como em casos de trauma extremo.

Uma larga lista de sintomas e queixas respondem normalmente bem à Terapia ISBT Bowen, incluindo:

- Dor ou tensão nas regiões cervical, dorsal ou lombar das costas

- Tensão ou dor no pescoço, incluindo torcicolo e problemas de “golpe de ponta de chicote”

- Problemas de ombro ou braço, incluindo o Síndroma do Túnel Cárpico (dor, entorpecimento ou formigueiro nas mãos ou dedos)

- Dores de cabeça, enxaquecas, tonturas

- Sinusite e problemas de garganta, olhos, ouvidos ou nariz

- Ciática, dor na virilha, anca ou nádega

- Problemas na coxa ou joelhos

- Queixas na perna, tornozelo, pé e dedo do pé

- Problemas linfáticos e circulatórios

A Terapia ISBT Bowen pode muitas vezes aliviar asma e outros problemas respiratórios, e ainda cólicas em bébés.

O seu impacto pode ser profundo também noutros problemas em orgãos viscerais . Por exemplo: problemas nos rins, fígado, estômago e pulmões.

Outros benefícios da Terapia ISBT Bowen, particularmente no que diz respeito a grávidas e pessoas com doenças degenerativas, como:

- Artrite

- Esclerose Múltipla

- Doença de Parkinson

- Fibromialgia

Princípios Básicos da Formação

Os princípios básicos que presidiram à estrutura deste Curso são:

• Reprodução fiel dos métodos de trabalho de Tom Bowen

• Maior ênfase no ensino personalizado e individual, um número reduzido de formandos por monitor

• Condições de aprendizagem altamente confortáveis – ao proporcionar manuais com descrição anatómica pormenorizada e ilustrada, ao limitar a duração dos módulos a um máximo de dois dias e ao incluir elementos de revisão contínua, antes do início de novas matérias.

Metodologia

O Curso Básico consiste em 5 Módulos de dois dias cada. Este sistema não segue a metodologia de módulos longos, sobrecarregados de informação e trabalho físico.

A maior parte do trabalho é ensinada em formato sequencial em que cada movimento é uma evolução do movimento anterior e cada sequência uma evolução da anterior.

Isto ajuda a desenvolver a compreensão clara das estratégias de tratamento. A explicação completa dos conceitos de trabalho, potencia a compreensão dos formandos nesta notável terapia.

Cada módulo de dois dias inclui uma extensa revisão personalizada para proporcionar aos formandos uma oportunidade de compreender bem o trabalho antes de passar ao treino seguinte.

Todo o trabalho anatómico é descrito no extenso Manual do Curso e a localização dos pontos na superfície está igualmente explicada em termos leigos.

Certificado

O Certificado é atribuído pela ISBT – International School of Bowen Therapy, após aprovação nos exames dos Módulos Quatro e Cinco.

Idioma

O idioma é o inglês, com tradução para português.

Formadores

Lisa Black e Col Murray de Melbourne, Austrália, são os formadores deste curso de Terapia ISBT Bowen, possuindo ambos ampla experiência internacional. Em 2008 detinham em conjunto 38 anos de terapia corporal, 30 dos quais em Terapia ISBT Bowen.

O seu primeiro contato com o estilo de trabalho Bowen teve lugar com uma demonstração técnica feita por um terapeuta em sessão privada. Interessados por esta sessão, ficaram inspirados para experimentarem o que tinham visto. A importância do seu trabalho é reconhecida tanto na Austrália como na Europa.

Coordenadora

Camila Henriques, terapeuta ISBT Bowen, assistente para formadora em Terapia ISBT Bowen.

( camilabowen@gmail.com )

Inscrição

Após a frequência do primeiro workshop, na Unip da rua Vergueiro, 1211, onde o curso será apresentado, preenchimento de ficha de inscrição com curriculum vitae resumido.

Preço

12 x 363,91*

*descontos especiais para pagamento antecipado ou ex-alunos da Unip

Inscrições abertas através do site www.unip.br

No preço do curso estão incluídos um CD e um manual ilustrado em português.

Mais informações sobre o conteúdo do curso

Fazer download do documento abaixo:

http://www.asaseraizes.pt/docs/bowen_brochura.pdf

Nenhum comentário: