quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Perdemos o Mito Sergio Oliva...descanse em paz Mr.O!

Sergio Oliva faleceu
por Andrew Michalak

Apenas dois dias após o Campeonato Mundial Masculino 66'S, em 12 de novembro de 2012, uma triste notícia chegou ao mundo do desporto: famoso fisiculturista Sergio Oliva faleceu aos 71 anos de idade, depois de sofrer de doença renal. Ele era famoso não só por causa de sua realização esporte, mas também por causa de sua história de vida inspiradora e única.

Oliva nasceu em Cuba em 4 de julho de 1941. Cresceu trabalhando com o pai de seu pai nos campos de cana-de-açúcar. Quando tinha 16 anos, seu pai o convenceu a se juntar ao exército de Batista e lutar contra o Fidel Castro forças. Após a vitória da revolução de Fidel Castro, ele passou a maior parte do tempo na praia, onde conheceu um colega de que o convidou para o clube de levantamento de peso. Sergio emergiu como um levantador de peso talentoso e depois de algum tempo ele se classificou para a equipe de levantamento de peso nacional para o Jogos Pan-Americanos 1962 na Jamaica. Estar lá, ele assumiu o risco e fugir da sede guardado da equipe cubana ao Consulado dos EUA lá. Em breve, outros 65 atletas cubanos seguiram. Talvez esta corrida de 60 metros de foi a decisão mais importante de sua vida.
Receber o asilo dos EUA, ele foi para Miami, mas ter medo de seus agentes vivos (Castro) mudou-se para Chicago e começou a trabalhar na polícia local. Também continuou a treinar de um ginásio, a fazer progressos inacreditável no músculo e no desenvolvimento da força. Isso o levou a competição de fisiculturismo local e depois para a competição internacional da IFBB. Ele foi apelidado de "O Mito" (El Mito) devido ao seu tamanho incrível e musculosidade.
Ganhar o Mundo de 1966 o Sr. se qualificou para o Mr. Olympia IFBB mesmo ano, mas perdeu para Larry Scott. Ela voltou no ano seguinte, ganhou o título de Olympia, e tornou-se imbatível nos próximos dois anos: 1968 e 1969. Ele foi o único fisiculturista que venceu Arnold Schwarzenegger no palco (em 1969). Ambos reuniram-se novamente em 1970, mas desta vez Arnold foi o vencedor. O mesmo aconteceu em 1972. Sergio voltou ao Mr. Olympia, com a idade de 43, terminando na 8 ª posição em 1984 e 1985, quando terminou a sua carreira competitiva.
Mais uma vez voltou às páginas dos jornais em 1986, sendo baleado por sua então esposa, Arleen Garrett. Ele sofreu cinco ferimentos de bala.
Oliva estrelou dois filmes de ação México: "El Poder Negro" (Black Power) e "Los Terribles" (os Péssimo). Em 1999, ele foi introduzido no Weider Joe IFBB Hall of Fame.
Arnold Schwarzenegger pagou tributo a musculação ícone Sergio Oliva. Em seu blog Schwarzenegger escreve - "Sergio Oliva foi um dos maiores fisiculturistas de todos os tempos e um verdadeiro amigo de um competidor feroz com uma grande personalidade -.. Uma espécie única"

Algumas fotos de Sergio Oliva em seus melhores dias.
Sergio Oliva como um levantador de peso jovem em Cuba.
Esta postura reflete suas proporções corporais incríveis.
Conquistar o Título em cima de Arnold Schwarzenegger em 1969. À esquerda: Joe Weider.
Agachamento frontal com 140 kg barra.
Provavelmente a mais famosa pose de "O Mito".

Um comentário:

encucado disse...

Provavelmente, devido ao uso de esteróides anabolizantes,que provocam câncer no fígado, na próstata, nos rins e problemas no coração.
O verdadeiro fisiculturista, deve evitar "bombas" e ter uma alimentação saudável. Como John Grimek, George Eiferman, Clancy Ross, que faleceram com mais de 80 anos.