Musculação sem concentração não funciona principalmente se o seu objetivo for à hipertrofia muscular. Quando você vai para academia deve começar a se concentrar no treino que fazer. Se for um treino pesado então melhor ainda seria se você começasse a se concentrar um dia antes pelo menos, bem na hora de dormir. Imagine você no dia seguinte levantando a carga desejada. O seu inconsciente vai trabalhar a seu favor.
Na hora do treino evite conversas paralelas com pessoas ou amigos que estão lá somente para se divertir e não ganhar músculos. Concentre-se quanto ao número de séries e repetições que você já fez e vai fazer. Percebe com clareza a realização do movimento muscular para que se possa dificultar as repetições de acordo com o esforço.
Muitas pessoas não conseguem resultados positivos porque não se concentram no treino. Você pode e deve se concentrar, se música do ambiente não é do seu gosto use um fone de ouvido com as que você gosta.
Antigamente nas academias o único som que se ouvia, era o bater dos pesos livres e depois vieram o das máquinas, além dos berros dos atletas. Agora em sua maioria os pesos são emborrachados, ninguém berra porque é feio e as máquinas ficaram tão leves para se fazer que nem bate quando chega ao final.
É isso aí, quando for novamente treinar, concentre-se!!!
Muito bem, a musculação é anaeróbia porque não usa o oxigênio como fonte principal de energia, ela usa o ATP em primeiro lugar e o glicogênio em segundo. O que determina isso é o tempo de duração contínua do exercício que você está executando. Por isso qualquer exercício poderá se tornar aeróbio e só você continuar repetindo ele e passar de 3 minutos, pronto! Começa então a fase aeróbia do movimento muscular.
ATP é adenosina tri fosfato que é recuperada pela famosa creatina e está contida dentro da célula muscular de todos nós, sendo ela uma fonte energia de graça, pois já está lá para ser usada. Quando você acorda de manhã e ainda não comeu nada, como é possível andar, falar, se movimentar...graças a energia contida, atp.
O glicogênio por sua vez é fabricado através da ingestão de carbohidratos(açucares) mais a água cuja forma é de deposito, nos músculos e no fígado. Toda vez que você executar um movimento muscular contínuo por mais de 4 segundos, pronto! começará usar o glicogênio muscular! Dúvidas? pergunte nos comentários, obrigado!
Muitas vezes nós ouvimos um amigo dizer, "se eu tivesse uma esteira em casa iria andar todo dia" ou "eu vou comprar uns pesos pra fazer musculação em casa"...entre outras frases fantásticas como " segunda feira eu começo". A verdade é só uma, na maioria das vezes dizemos isto como uma grande desculpa por não estar fazendo nada para mudar a situação. Mas tome muito cuidado, pois a maioria das pessoas que levam estas frases a sério acabam comprando a esteira e os pesos, usando-os durante um tempo, muito curto por sinal, e esses equipamentos acabam indo parar no ferro velho.
Antes de ter certeza de comprar qualquer aparelho para se exercitar em casa, vá em uma academia!!! Lá você poderá saber se deve ou não comprar e o que comprar se for o caso. O seu bolso agradece, a sua família agradece e a sua saúde agradece também...
Para que você consiga mudar os seus hábitos, é melhor que seja gradativamente, ou seja de pouquinho em pouquinho você conquista o que deseja sem sofrer muito com a mudança. Para quem come muito fica difícil parar de comer de uma vez, pois o estômago está grande e o cérebro está acostumado, além de que vai sofrer uma síndrome de abstinência e ter uma recaída enorme... e para quem não faz nenhuma atividade física, não deve e não pode sair fazendo tudo o que quiser, pois poderá se lesar fisicamente e depois não poder continuar o programa de atividade que começou.
Mas na medida em que for passando o tempo você vai mudando o seus hábitos sem provocar nenhum choque. Até o fato de ter que levar a roupa de treino na mala e colocá-la no carro ou nas costas. Parar de comer as frituras e começar a comer os assados. Trocar os doces pelas frutas. As escadas rolantes pela escada normal. A manteiga pela margarina Becel. O pão normal pelo integral. Os molhos pelo azeite. Os refrigerantes pelos sucos naturais.
Tudo o que você fizer vai se somar e trazer os resultados desejados, mas a mudança de hábito será o mais importante para que você não volte para trás. Desta forma você não vai encarar como uma dieta que passa e depois você ganha de volta os quilos que perdeu!
Muitas pessoas têm esse problema! Eu mesmo tenho treinado muito pouco em virtude de estar trabalhando muito em meu escritório e fico sentado, como agora, escrevendo campanhas publicitárias em meu dia a dia. Mas a questão é, se eu tenho pouco tempo para treinar e poucas vezes por semana, qual deveria ser a prioridade de treino?
Você tem duas opções, uma fazer exercícios aeróbios e outra anaeróbios. Qual delas você deve escolher? Escolha os anaeróbios!!! Pois se você não tem tempo sobrando para fazer os dois fique sempre com a musculação em primeiro lugar, a não ser que você odeie esta atividade física.
A musculação proporciona perda de gordura como qualquer outra atividade física faz. Mas ela trabalha neste sentido de forma indireta e por isso o benefício é melhor. Os aeróbios queimam gordura após 20 minutos de treino, mas depois que você acaba de fazê-lo, você come e volta engordar o que gastou. Na musculação você come depois do treino e repõem o glicogênio que perdeu dos músculos, provocando um deficit calórico que fará com que o corpo gaste gordura. Além de que o seu metabolismo se acelera por 72h e nos aeróbios apenas 4h.
Se você tem pouco tempo para treinar, faça sempre musculação! E outra coisa a dizer é, treina sempre no seu limite para ter um estímulo forte, capaz de promover mudanças corporais...
Azeite de oliva lidera ranking dos alimentos mais importantes
Levantamento nacional destaca a ação preventiva do ingrediente culinário
Uma pesquisa nutricional realizada pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição, em parceria com o Serviço de Nutrologia e Nutrição Clínica do Hospital do Coração, com 200 profissionais de saúde revela que o azeite de oliva é considerado o alimento funcional mais importante na opinião de 87% dos entrevistados, por reunir uma série de nutrientes que auxiliam na prevenção de doenças. Em seguida vem a soja com 79%, o chá verde 72%, ômega 3 com 71% e linhaça com 54%.
"Os alimentos funcionais têm despertado um interesse cada vez maior da comunidade científica, quanto mais informações tivermos sobre seus benefícios e aplicações melhor para os nossos pacientes", afirma Daniel Magnoni, nutrólogo e cardiologista do Hospital do Coração e também coordenador da pesquisa.
O interesse crescente pelo tema pode ser avaliado a partir do levantamento feito pelo portal www.nutricaoclinica.com.br. Dos 450 mil acessos registrados no último ano, 56% dos internautas estavam em busca de mais informações sobre os alimentos funcionais (que proporcionam benefícios à saúde), seja como prevenção ou tratamento de doenças. "Também entre os internautas, o azeite de oliva lidera as buscas com 75 mil acessos, seguido pela soja, iogurte, vinho e suco de uva sendo que, com relação ao azeite de oliva, as informações mais procuradas foram sobre a composição nutricional do azeite (45,5%), azeite na prevenção de doenças (35%), receitas com azeite (14,5%) e novidades em azeite e saúde (5%)", acrescenta Dr Magnoni.
A pesquisa e outros estudos científicos serão divulgados na íntegra durante o VI Congresso Paulista de Nutrição Clínica que acontecerá entre 5 e 7 de novembro no Centro de Convenções do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O evento mostrará as novidades na área de terapia nutricional, além de palestras com renomados convidados nacionais e internacionais sobre gastronomia hospitalar, terapia nutricional nas doenças hepáticas, obesidade infantil, avaliação nutricional no paciente idoso, alimentação saudável na infância e adolescência, mitos e fatos na alergia alimentar, entre outros.
Aula prática sobre azeite O Congresso contará com a participação internacional de uma das maiores especialistas em azeite de Portugal. Trata-se de Paula Lopes, engenheira química, membro do Painel de Provadores de Portugal (grupo que integra os principais especialistas das diferentes regiões oleícolas portuguesas) que fará uma apresentação inédita no país sobre como degustar e identificar os sabores, e os mais variados tipos de azeite, a importância sobre a acidez na qualidade do produto, mitos e verdades sobre cor, aroma, tipos de azeitona, entre outros.
Após a aula, Paula comandará uma degustação na Trilha do Sabor, uma mesa elaborada especialmente para a ocasião com diversos tipos de azeites, em que os participantes vão identificar e saborear cada um deles.
Queima, mas se você exagerar, fazer carbo zero queima os músculos também! Quando um atleta de musculação faz carbo zero, geralmente ele não passa de 2 dias, pois logo em seguida faz um carbo bem alto. Quando eu competia nunca fazia o carbo zero durante a dieta a fim de evitar um catabolismo profundo. Comia no mínimo 100g de carbo no dia baixo por dois dias no máximo. Somente fazia dois dias de zero quando faltava uma semana para a competição antes de começar a fazer o carbup, ou seja uma recuperação muscular para competir na forma física máxima.
Uma forma que eu recomendo para quem quer fazer o carbo zero é usar uma estratégia de acordo com o seu metabolismo. Para isso você deverá comprar um medidor de corpos setônicos na farmácia. Eu usava o KetoDiastics para medi-los. Quando você para de comer açucares, seu corpo passa a usar as reservas de glicogênio como fonte de energia e assim queima a gordura por inteiro. Na medida que o tempo passa e você não ingere carbo, esta queima fica prejudicada e passa a ser parcial, sobrando na corrente sanguínea os tais corpos setônicos que serão medidos através da sua urina.
Quando eles passarem de 400 será hora em que você deverá ingerir carbo hidratos, para voltar a queimar a gordura 100%. Coma 100g assim vai demorar um pouco mais para os corpos subirem novamente e então você ter que comer carbo de novo.
Experimente este método para queimar gordura, poucos os conhecem, muitos médicos nem sabem que ele existe e nem tão pouco os nutricionistas. A parte chata é ter que medir os corpos setônicos, mas o resultado merece o sacrifício...
Vocês vão ouvir muitos dizendo que grávida não pode fazer nenhuma atividade física, muito menos musculação! Em primeiro lugar eu quero dizer que, uma mulher grávida somente deverá fazer uma atividade física se o seu médico permitir, embora eu possa discordar de alguns doutores, nós devemos respeitá-los pois são responsáveis pelas duas vidas ou mais que estão em questão.
Gravidez e atividade física, combinam sim, desde que ela seja feita com um acompanhamento de profissional qualificado, que tenha conhecimento em fisiologia na gestação. Será importante saber o histórico da grávida e se ela fazia atividade antes da gravidez, fato este primordial para ela fazer musculação grávida, ou seja não pode começar um treinamento em musculação depois de saber que esta sem nunca ter feito antes, uma vez que a atividade física promove uma adaptação e a gravidez também, o que seria muito extenuante para a mulher.
Este assunto é muito extenso, e não seria viável falar tudo aqui, mas algumas dicas eu vou falar, como a pressão arterial deve ser verificada durante toda a sessão de treino e o batimento cardíaco máximo passa a ser 195bpm menos a idade. Qualquer desconforto durante o treino deve ser relatado ao professor. Comer frutas leves antes de se exercitar é importante além de hidratar-se antes e depois. Evite os exercícios extenuantes e de longa duração, não passando 1h de treino no total da sessão.
Após seis meses de gravidez cuidado com a frouxidão muscular que se estende até 3 meses após o parto. Após ganhar a tão esperada criança deve-se manter a quarentena para voltar os treinos, mas aproveite esse período uma vez que os hormônios masculinos estão altos e a amamentação ajudarão na recuperação estética da mamãe... para obter mais informações faça sua pergunta nos comentários que na medida do possível eu responderei! Uma mulher grávida não está invalida...
Foto em PB - Tom Platz, Capa da Revista - Luiz Otavio de Freitas, A foto maior é o Norton James Murayama no Mr.Universo de 2007, ele agora é Bi!
De jeito nenhum, desde que mantenha os movimentos com máxima amplitude! A musculação melhora a flexibilidade como as outras atividades físicas também. Para melhorar o alongamento corporal é necessário treinar para isso, como eu já falei em outra postagem. Mas o treino de hipertrofia, causa com o decorrer do tempo uma diminuição da mobilidade articular devido ao fato do aumento da massa muscular. Isso não é perda de flexibilidade e sim de mobilidade.
Meu amigo Norton James Murayama é Mr.Universo 2008 Master e a sua flexibilidade é invejável a todos nós. Ele manteve toda a sua capacidade de alongamento durante os mais de dez anos que pratica a musculação competitiva sendo capaz de abrir as pernas em sua máxima abertura. Outro fisiculturista famoso da década de setenta, Tom Platz, tinha também uma flexibilidade excepcional, capaz de colocar a cabeça entre as pernas na posição em pé. Ainda o nosso Campeão Mundial Luiz Otávio de Freitas, único brasileiro a competir no Mr.Olímpia, também era capaz de abrir as pernas ao máximo, pesando 130kg de puro músculo. É um mito falar que a musculação reduz a flexibilidade nas pessoas que praticam essa modalidade física...
Nós brasileiros não somos maduros na hora de comprar! Isso mesmo, pagamos o preço exposto para termos algo, sem pensar nas consequências. Quais consequências? Não quero falar sobre o seu bolso, mas compre quem tem para pagar, caso contrário, deixe para lá. Quero falar que no ímpeto de sairmos na frente dos outros em ter algum bem material compramos a qualquer custo.
Estamos vivendo uma de crise mundial, certo! Mas será mesmo mundial? Pois eu digo que não é! Muitas pessoas serão prejudicadas pela crise mas nem todas ou a maioria não será. Contudo a onde eu quero chegar...quero chegar no fato de aprendermos a hora certa de comprar, que na minha opinião é sempre que estamos "frios" e nunca "quentes", no calor da compra fazemos qualquer negócio, mas se pararmos para pensar, pesquisar, prolongar, etc, faremos uma compra melhor.
Por exemplo, as fábricas de carros estão anunciando sempre que os juros estão os mesmos que antes, 0,79%, 0,89%, o,49%, mas preste atenção que são juros para veículos ano 2008 e modelo 2009! Imagine se eles virarem o ano com esses modelos no pátio. O que aconteceria com os preços e os juros...mas os brasileiros caem nas armadilhas e vão logo comprando.
Nos EUA tudo quando é lançamento têm um preço maior, e quando sai o novo lançamento o anterior fica muito mais barato. A diferença é muita, pessoas sabendo disso esperam para comprar. Eu mesmo comprei roupas que custavam US$89,00 na loja e depois paguei US$14,99, apenas um ano depois, ah é a coleção velha, mas tudo fica velho quando sai da loja, não é mesmo.
Devemos aprender comprar as coisas para que este país mude completamente, a taxa de juros básica não cai porque nós não sabemos comprar. Aprendam logo por favor a minha família agradece e a sua também. Eu vou esperar virar o ano para trocar de carro e se conseguir fazer um ótimo negócio vou postar aqui para vocês saberem e fazerem também...abraços e aprendam rápido!!!
Sim! Somente quando estamos no dia de descanso absoluto, que deve ser uma vez por semana no mínimo ou quando estamos em uma fase pós competições, ou seja ficar sem treinar faz bem a saúde e para o corpo quando viemos de um período de muitos treinos, independente da modalidade. Os atletas profissionais chegam a ficar 1 mês sem treinar nada após uma fase competitiva com uma preparação para a olimpíada ou campeonatos mundiais.
É um erro grave quando não descansamos pensando que iremos ganhar mais benefícios. Ao invés disso perdemos músculos e performance. Sempre devemos descansar ou ficar sem treinar para ganhar músculos e melhorar a performance. Mas não deixe de fazer o que deve ser feito, hora de treinar é importante pois é o estímulo para o corpo mudar. Uma boa periodização deve ser feita para que sempre haja o resultado satisfatório. Periodizar o treino é planejar, sem planejamento você acaba no esquecimento...
À parte a questão de não ter calorias e de ser um óptimo meio de hidratação, o chá tem imensos benefícios para a saúde.
São vários os estudos que garantem as propriedades terapêuticas desta bebida, independentemente de ser preto, verde ou branco. Contudo, existem diferenças entre cada um deles.
Por que deve beber chá verde
Entre muitos outros benefícios, três estudos recentes confirmam que beber chá verde pode ajudar a baixar o nível de colesterol e a reduzir o risco de cancro.
Numa investigação de 12 semanas com 240 homens e mulheres, os pesquisadores da Vanderbilt University apuraram que beber o equivalente a sete chávenas de chá verde por dia pode ajudar a baixar o LDL (colesterol mau) em cerca de 16%.
Por sua vez, investigadores da University of Rochester determinaram que o extracto de chá verde pode ajudar a prevenir o crescimento das células cancerígenas, enquanto os pesquisadores do Medical College of Ohio revelaram que um componente chamado EGCG, também do chá verde, pode ajudar a retardar ou até mesmo a travar a progressão do cancro da bexiga.
Mas os benefícios não se ficam por aqui. Uma equipa japonesa liderada pelo médico Ichiro Toklmitsu realizou um estudo onde salienta que quem bebe chá com altos níveis de catequinas, flavonóides com forte propriedade antioxidante encontrados em vários níveis no chá verde, consegue perder mais de 2 kg, comparando com homens que bebem apenas chá de marcas vulgares que não registam perdas.
O responsável pelo estudo sugere que as catequinas presentes no chá ajudam a afastar as moléculas gordas da corrente sanguínea antes de serem depositadas.
Beba três chávenas por dia para começar a perder peso.
Por que deve beber chá branco
Mas não é só o chá verde que pode afastá-lo das consultas médicas. O chá branco contém propriedades que ultrapassam o chá verde na prevenção do cancro do cólon.
Quando investigadores da Oregon State University’s Linus Pauling Institute testaram as capacidades dos dois tipos de chá em travar o desenvolvimento dos pólipos do cólon, o chá branco revelou-se 10% mais eficaz.
Este tipo de chá era considerado em tempos como um elixir da imortalidade reservado apenas aos imperadores. Uma crença que não é de todo disparatada, já que contém uma maior quantidade de antioxidantes que qualquer outro chá, prevenindo várias doenças.
“Quem bebe regularmente chá tem maior protecção contra certas patologias, como cancro ou doenças cardiovasculares, uma vez que estas reacções são neutralizadas pelos antioxidantes presentes no chá branco”, refere a Dra. Helena Cid, nutricionista e membro da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.
Aliás, as propriedades terapêuticas do chá branco têm sido objecto de estudo pela comunidade científica, que as considera superiores às do chá verde.
Embora o teor de antioxidantes encontrado em ambos os tipos seja semelhante, o menor processamento do chá branco dá-lhe mais vantagens.
“Beber chá é uma forma simples de capitalizar em saúde e de reforçar as defesas naturais do corpo aos raios UV, à poluição e a muitas outras agressões exteriores”, conforme o Centro de Informação Lipton Chá & Saúde.
Mas, para beneficiar dessas virtudes, não lhe basta ingerir chá uma vez por mês: tem de beber pelo menos duas a três chávenas por dia.
Por que deve beber chá preto
Por ser fermentado, o chá preto adquire uma tonalidade mais escura que os restantes e um sabor específico. Embora não seja tão rico como o chá verde, contém igualmente flavonóides que fazem desta bebida uma excelente opção ao longo do dia.
“Os flavonóides conferem aos chás poder antioxidante superior ao das vitaminas E, C e A (betacarotenos). A capacidade antioxidante protege o organismo contra as alterações celulares causadas por radicais livres, inibindo processos iniciais de cancro ou reduzindo o tamanho de tumores já formados”, explica a Dra. Isabela Cardoso Pimentel, nutricionista clínica e pós-graduada em Distúrbios Metabólicos e Risco Cardiovascular.
“No tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares, os chás ricos em flavonóides mostraram reduzir significativamente o risco de morte por enfarte e derrame cerebral. Há evidências de que o chá reduza o colesterol LDL e também reduza a sua oxidação que é um processo que acelera a formação da placa gordurosa responsável pela obstrução dos vasos sanguíneos”, conclui.
Um estudo efectuado na Arábia Saudita a 3430 homens e mulheres e publicado na Preventive Medicine apurou que beber grandes quantidades de chá preto pode diminuir significativamente o risco de doenças coronárias, sendo que os indivíduos que bebem mais de seis chávenas de chá por dia vêem o seu risco diminuir para metade, comparando com os não bebedores.
A mesma conclusão foi apurada num estudo elaborado em Roterdão e publicado no American Journal of Clinical Nutrition que sugere que a alta ingestão dos flavonóides do chá pode proteger dos ataques cardíacos.
Esta análise teve por base uma amostra de 4807 homens e mulheres com 55 anos ou mais e sem historial de ataques cardíacos no início do estudo em 1990. Até 1997 apurou-se que beber chá preto reduzia em 70% o risco de ataques cardíacos fatais.
Mas o chá preto também protege a saúde oral. Bebê-lo regularmente pode ajudar a reduzir a sensibilidade dos dentes às temperaturas de frio e quente. Esta capacidade vem do ácido tânico, um componente do chá preto que obstrói buracos microscópicos nos dentes. Ao preencher, impede o frio e o quente de irritarem as raízes dos dentes. Quem tem dentes sensíveis deve beber duas chávenas de chá por dia.
O chá preto é ainda eficaz no combate ao mau hálito.
Baixe a cafeína
O chá contém cafeína, é sabido. Ainda assim está longe de ser como o café e pode ser um bom substituto deste para beber após as refeições. Segundo a Dra. Helena Cid, “enquanto o café provoca um pico rápido da subida de cafeína, o chá é absorvido lentamente e permanece mais tempo no organismo.
Oito horas depois de ser ingerido, ainda há antioxidantes em acção no corpo. Além disso, uma bica tem 110/ 120 mg de cafeína, ao passo que uma chávena de chá tem só 60/70 mg de cafeína”. Fonte Revista MensHealth Portugal
Nunca comece um treino de musculação sem antes fazer um aquecimento! Quando eu digo aquecer não é somente ir na esteira ou bicicleta e fazer 5 minutos, fazer isso é muito bom mas é preciso fazer mais! O que por exemplo? Se você for treinar musculação aqueça o grupamento que vai treinar e seus auxiliares, como braços e ombros.
Quando a temperatura do corpo eleva-se em 1 grau, a capacidade de contração muscular aumenta em até 13%, ou seja o aquecimento se faz necessário não só para evitar lesões, contraturas e estiramentos, serve para aumentar a força e o desempenho. Por isso lembre-se de aquecer sempre antes de começar uma sessão de treinamento em musculação, seja na academia, em casa ou no condomínio, ou ainda dizendo que sempre antes de fazer qualquer atividade física ou exercícios aqueça!