sexta-feira, 31 de julho de 2009

Eduardo Correa é capa da MuscleMag!


Mais uma vez o Eduardo se destaca no culturismo mundial ao sair na capa da revista Musclemag! Parabéns Eduardo pela nova conquista!!!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

BioRitmo faz campanha Qual é o seu ritmo? participe!!!

Participe da campanha da BioRitmo "Qual é o seu ritmo?" e ganhe descontos promocionais, além de poder colocar sua vida física em dia...tomará que essa moda pegue e as outras academias façam campanhas para conquistar novos alunos através de benefícios aos participantes!

domingo, 26 de julho de 2009

Ashtanga Vinyasa Yoga com a Prof.Luciana Reis!

sábado, 25 de julho de 2009

BRASIL É PRATA NO WORLD GAMES 2009


BRASIL É PRATA NO WORLD GAMES 2009

Direto da cidade de Kaohsiung em Taiwain, Brasil conquista duas medalhas de prata o Pais no Culturismo e Fitness com os atletas Diana Monteiro na categoria Fintess e Luiz Sarmento no Culturismo até 85 Kg.

O Presidente da Confederação Prof. Alexande Pagnani disse que mais uma vez o país prova a evolução do esporte, sendo a menina dos olhos da América do Sul, além de proporcionar um espetáculo ao mundo onde 105 países e 30 modalidade puderam esperar para ver seus resultados neste WORLD GAMES 2009.

Pagnani disse que é muito triste a falta de recursos do Governo que se quer pagou as passagens internacional não só para nós mas para 15 esportes que estavam presentes.

Presidente desabafa e diz como querem sediar uma Olimpíada sem apoio aos atletas que competiram no World Games que tem a supervisão do COI, da WADA, sem contar que recebemos material promocional em relação ao apoio que COB solicita para promover a candidatura.

Pagnani diz ainda que nem uniforme ou um telefonema do COB de incentivo aos atletas foi realizados e quando é solicitado algo assim a resposta do COB diz que não tem nada e que eu papel é com os esportes Olímpicos, porém nossa pergunta é simples porque então está incluso em seus estatutos artigo em diz que cabe ao COB promover apoio as modalidades que promove o espírito Olímpico como por exemplo as vinculadas desabafa Pagnani. Matéria retirada na íntegra do site da Confederação Brasileira de Culturismo e Fitness.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Confira se a sua pele está em ordem...


FAÇA UM AUTO EXAME DA PELE

Examinar a própria pele com freqüência é importante para se habituar com o aspecto usual dos seus sinais e pintas. Isso torna mais fácil saber se algum deles está se modificando e procurar a opinião de um dermatologista caso isso aconteça. O auto-exame é bem simples e pode ser feito em cinco passos:

1) Em frente a um espelho, examine seu corpo de frente e de costas, depois o lado direito e o esquerdo, com os braços levantados, inclusive as axilas.

2) Dobre os cotovelos e olhe cuidadosamente os antebraços, braços e mãos, frente e verso.

3) Olhe atrás das suas pernas e pés, os espaços entres os dedos e as plantas dos pés.

4) Examine atrás do pescoço e o couro cabeludo com um espelho de mão, separando os cabelos com um pente.

5) Verifique a parte de baixo das nádegas e regiões genitais com o espelho de mão. Os sinais benignos tendem a ser simétricos, com bordas regulares, colorações uniformes e menores que 6mm de tamanho.

Aqueles que não se encaixam nesse padrão, são suspeitos e devem ser verificados. Caso isso ocorra, procure um dermatologista para uma consulta. O diagnóstico precoce é fundamental para a cura do melanoma, o câncer de pele mais perigoso.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

2009 CrossFit Games Highlights

Pratique você também esta nova modalidade esportiva no Brasil! O CrossFit veio para ficar! Créditos do vídeo CrossFit by Overload

Laser de rubi para quem deseja tirar uma tatuagem indesejada!



LASER DE RUBI

Tatuagens marcam na pele fases da vida, amores, convicções. Tempos depois, no entanto, podem gerar arrependimentos. O que fazer para removê-las? Hoje o método mais moderno para a remoção de tatuagens, sem cicatrizes, é o laser de rubi.A nova tecnologia substitui intervenções como o dermoabrasão, a criocirurgia e os peelings com alta concentração, que atacavam a tatuagem, mas também danificavam a estrutura da pele na região, deixando cicatrizes.Em função do tamanho dos desenhos, alguns dos procedimentos anteriores ainda podem ser utilizados.

Porém, o laser é a opção padrão, já que oferece baixo risco, não causa sangramento e efeitos colaterais, não deixa sinais de cicatrizes e é praticamente indolor. As únicas orientações são para que o paciente não esteja bronzeado para iniciar o tratamento e durante o processo não se exponha ao sol para evitar possíveis manchas na pele. O número de sessões depende do tamanho, das cores e da profundidade do pigmento da pele.O laser com ponteira de rubi funciona com um curto pulso de uma intensa luz avermelhada, que é emitida pela pedra e absorvida pela tinta da tatuagem. A energia do laser causa uma fragmentação da tinta em partículas de pigmentos que serão removidas pelo próprio organismo. O método pode ser indicado ainda para manchas pigmentadas causadas pelo sol no dorso das mãos, no ?V? do decote, na face, nevo de ota e manchas café com leite.

Curso LPO SYSTEM

Curso LPO SYSTEM

CARGA HORÁRIA TOTAL: 08 horas/aula

LOCAL: CLUBE ESCOLA CAMBUCI - Av Lins de Vasconcelos 804, Cambuci - São Paulo, SP

NO. PARTICIPANTES: 20 vagas

OBJETIVO: ao final do curso os participantes aprenderão técnicas práticas dos movimentos de LPO (arranco e arremesso), de agachamento e métodos de ensino dos mesmos. Além disso, será ensinado como planificar um mesociclo utilizando a distribuição de cargas em zonas de trabalho com particularidades para atletas e alunos de academia.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

CONTEÚDO MANHÃ (08:00 - 12:00H)

  • Introdução: breve apresentação dos movimentos de LPO, estudos e resultados de trabalho com atletas que utilizam o método LPO System.
  • Agachamento: técnica e prática
  • Metodologia de ensino inverso para Arranco
  • Arranco: técnica e prática
  • Planificação: introdução e montagem inicial da planilha

INTERVALO P/ ALMOÇO

CONTEÚDO TARDE: (14:00 - 16:00H)

  • Introdução: como trabalhar o LPO System com equipes?
  • Revisão (Arranco): prática
  • Metodologia de ensino inverso para Arremesso
  • Arremesso: técnica e prática
  • Planificação: controle de volume e intensidade, montagem final da planilha
  • Fechamento: CONVIDADO INTERNACIONAL DA CROSSFIT!


** BÔNUS! **

Todos os participantes receberão inteiramente grátis o livro:

LPO SYSTEM - FORÇA E POTÊNCIA NO ESPORTE!

de Edmílson Dantas e João Coutinho

*versão digital!


DEPOIMENTOS DE ATLETAS E PROFISSIONAIS

“O treinamento com levantamento olímpico ajudou em muito na preparação dos meus atletas, principalmente com relação a ganho de potencia e também na recuperação de atletas lesionados.”
- ROBERTO CHIAPPINI, técnico seleção brasileira feminina Pólo aquático

"Aos 13 anos quando decidi treinar para competir e seguir com o judô comecei com o levantamento olímpico como complemento para a minha preparação física e dar suporte para o treino de judô. Com certeza o levantamento de peso foi importante para mim, além de trabalhar as principais capacidades físicas, aumentou a minha performance no judô e na prevenção de lesões."
- DOUGLAS VIEIRA, técnico de Judô (prata Los Angeles, 84)

“... de acordo com estudos internacionais, sabemos que praticado por crianças nos proporcionará adultos mais fortes e explosivos. Além de ser o meio mais seguro para desenvolver força e equilíbrio muscular em atletas, praticamente eliminando lesões. Por isso é o esporte auxiliar mais difundido e utilizado pela maioria dos atletas de destaque em todas as modalidades"
- DR RICARDO LAURINO, Médico do esporte e da CBJ

“... no meu ponto de vista, acho que todos os atletas de alto rendimento, independente da modalidade, deveriam praticar o levantamento como um complemento do treino, pois a melhora da performance e o resultado do treinos são nítidos,e podem ser notados com poucos meses de treino.”
- GUILHERME ROSA, atleta seleção brasileira Handebol

“Desde que comecei no levantamento parei de sentir dores na minha lombar, pois hoje tenho essa região muito fortalecida, também ganhei muita forca, em movimentos explosivos, e posso exigir mais de mim durante as lutas , também senti que estou bem mais protegido contra lesões.”
- TARSIS HUMPHREYS, atleta campeão mundial jiu-jítsu e grappling

RESPONSÁVEIS TÉCNICOS

.:EDMILSON DANTAS (DIMA), técnico de LPO do EC Pinheiros e da seleção brasilieira Jogos Pan e Olimpicos, preparador físico da seleção brasileira de pólo aquático, da equipe de handebol do ECP e de atletas de judô e jiu-jítsu e MMA.

.: Participou de 04 Olimpíadas; medalhista em jogos Pan-americanos

.: Idealizador do LPO SYSTEM com 18 anos de estudos técnicos em Cuba.

.: JOÃO COUTINHO , preparador físico de atletas juvenis e profissionais de tênis. Trabalhou também com atletas profissionais de vôlei e judô

.: Bacharel em Esporte pela USP, especialista em prep. física de tênis e de Força e Potencia (Argentina).

.: Possui Curso técnico internacional de Levantamento de Peso Olímpico (COI)

VALOR DO INVESTIMENTO

VALOR TOTAL DO CURSO: R$ 360,00

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • Á VISTA (10% DESCONTO): - depósito em conta ou transferência bancária
  • PARCELADO: até 06 vezes s/ juros no cheque (1+5)

INSCREVA-SE AGORA NO CURSO!

PREENCHA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO E RECEBA AS INFORMAÇÕES PARA PAGAMENTO E INSCRIÇÃO!

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES:

TEL: (11) 7714-8488 c/ João

EMAIL: potencianoesporte@gmail.com

Chegou no Brasil o CrossFit!


Agora você vai poder treinar o CrossFit no Brasil. Direto de Vancouver no Canada para São Paulo!
CrossFit é o principal programa de treinamento de força e condicionamento físico usado em muitas academias de polícia, grupos de operações táticas (como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como os US Marines), por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo, assim como por mães, avós, crianças e até mesmo pessoas com necessidades especiais. Nosso programa proporciona um tipo de condicionamento físico que (foto do CrossFit de Vancouver Canadá retirada do site www.crossfitbrasil.com.br) por definição é amplo, geral e inclusivo; ou seja, nossa especialidade é não sermos especializados.

Sobrevivência, combate, muitos esportes e a vida dependem desse tipo de condicionamento, e em geral segrega os especialistas. Nós treinamos para sermos o melhor possível nos mais variados tipos de proezas físicas ao invés de irmos ao extremo em apenas uma ou duas aptidões físicas como força ou resistência.

Nossos atletas são treinados para pedalar, correr, nadar e remar em curta, média ou longa distância garantindo terem capacidade de trabalhar com um ótimo rendimento dentro de cada uma das três fontes metabólicas principais. Com isso nosso treinamento também se diferencia por seu foco na maximização da resposta neuro-endócrino, através de um treinamento constante com a prática de movimentos funcionais, desenvolvendo potência, misturando diversas modalidades e juntando ainda estratégias de dieta de sucesso.

O resultado final desse treinamento é justamente estarmos acima da média quando o assunto é condicionamento físico e consequentemente acima da média em saúde e qualidade de vida.Para nós isso pode ser medido quando você vai bater bola com os amigos, andar de bicicleta, carregar as compras do supermercado ou pegar seu filho no colo. Nossos atletas conseguem fazer mais exercícios, de uma maneira eficiente e por mais tempo que a média, ou seja, eles vivem suas vidas de uma maneira melhor.

A grande vantagem é que o programa de treinamento da CrossFit proporciona uma adaptação universal para qualquer tipo de pessoa, independente da sua idade, condicionamento ou experiência. Nós temos usado o mesmo tipo de treinamento para idosos com problemas de coração e para lutadores profissionais. Nós adaptamos a carga e intensidade, mas não mudamos o programa.

Para saber melhor de nossos horários ligue para o treinador Joel no 7741-9562 ou nos mande um e-mail para contato@crossfitbrasil.com.br.
Não se esqueça de falar que viu aqui no Mr.Dicas do Pinduca, abraço! Todos os créditos desta matéria e direitos de divulgação são do site www.crossfitbrasil.com.br acesse o site para maiores informações!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Lesão no ombro...e dor!


Fui questionado sobre uma lesão no ombro por um aluno da academia, o mesmo queixou-se de dor no exercício de supino e queria saber se poderia efetuá-lo mesmo com a dor leve. Eu disse que não, pois a dor é um sinal de que o movimento deve ser evitado para que a causa da dor seja sanada pelo organismo, mas se a dor persistir, devemos procurar ajuda médica para saber o tipo do problema que está causando a dor e assim tratá-lo de forma adequada.

Contudo ficou claro que ele não sentia dor alguma quando realizava o exercício FLY ou DUMBEL PRESS. Dessa forma fica possível continuar o treinamento do músculo peitoral pois os ângulos trabalhados nestes exercícios não vão piorar o problema e irão manter o nível de condicionamento no indivíduo. Lembre-se se não doe pode fazer desde de que a postura esteja correta para não oferecer outros riscos a saúde!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Você está de dieta e não quer sair dela?

Você está de dieta e não quer sair dela, mas deu uma vontade louca de comer doce! E agora o que fazer? Simples, pegue uma banana, aveia e uma dose de whey protein de chocolate...amasse a banana com um garfo e misture com a aveia e a whey protein. No começo parece que não vai dar liga, mas insista até ficar uma pasta bem misturada. Pronto é só comer! Depois você me fala se gostou...

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Quem teme em perder já está vencido!

Quem teme em perder já está vencido!
Seja na vida, seja na atividade física ou em qualquer outra área da sua vida, NUNCA DESISTA DE LUTAR!
Você pode perder a batalha mas pode vencer a guerra! Confie em Deus!
Não desista de treinar, de fazer a dieta para emagrecer, de competir, de conquistar a sua estética tão almejada...
No surrender!
Continue buscando seus objetivos e sonhos!
Você vai vencer em nome de Jesus!!!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sabe qual é o principal inimigo de quem pratica musculação?

Sabe ou não? Na minha opinião é o catabolismo! Hora ele se faz necessário para que haja um anabolismo, mas apenas durante o treino...se você ficar sem comer por mais de 3 horas, pronto, lá vem ele acabar com os seus músculos. É melhor comer qualquer coisa para evitá-lo, como em uma situação de emergência. O estresse também provoca o catabolismo muscular, evite se estressar!
Treine, coma e descanse que os músculos agradecem!!!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

FIBO 2008 - SAMUEL VIEIRA 12/04/08

Samuel Vieira um grande atleta brasileiro que a partir de hoje treina comigo! Se você também quiser fazer parte da minha equipe entre em contato pelo email go.direct@hotmail.com Ele está agora na IFBB Brasil www.cbcm.com.br

Erocket bicycle bike bicicleta ou moto, ou os dois juntos...

Para mim, este é o futuro do transporte sustentado e gerador de saúde, não é poluente e gasta calorias. Erocket custa mais ou menos R$40.000,00 porque não é fabricada em série, mas se for o preço vai cair muito. Espero que a Erocket chegue ao Brasil!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

A maior corrida de rua do mundo, 600KM da Nike, confira!

Nike cria prova de rua de 600 quilômetros

Corrida começará no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, em 22 de outubro, e terminará três dias depois na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro


Nike cria prova de rua de 600 quilômetros

Disposta a provar para o público e para o mercado que tem produtos de alta performance para corrida de rua, a Nike lançou nesta semana uma grande prova laboratório. Trata-se da "Corrida SP-RJ, Desafio dos 600k", apresentada pela fabricante norte-americana de artigos esportivos como a maior prova de rua de revezamento das Américas.

A disputa tem largada prevista para 22 de outubro no Parque do Ibirapuera, na capital paulista, e chegada em 25 do mesmo mês, na praia de Ipanema, na cidade maravilhosa. A prova terá a participação de 20 equipes, cada uma delas composta de 10 corredores titulares e dois reservas (sendo, no mínimo, três mulheres) que se revezarão ao longo do percurso. A disputa é exclusiva para atletas amadores.

"Nunca antes na história do Brasil houve uma prova assim. E, ao contrário do que o mercado diz, a Nike tem material de alta performance para corridas de rua", pontua Tiago Pinto, diretor de marketing da Nike no Brasil. "Será um grande desafio para a tecnologia desenvolvida pela Nike. Vamos medir a performance e acompanhar em tempo real o desempenho dos atletas por meio da tecnologia Nike Plus", conta Christiano Coelho, gerente de marketing para corridas da companhia.

A multinacional irá convidar assessorias de corrida de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Porto Alegre para selecionarem atletas para as equipes. Serão oito em São Paulo, quatro no Rio e uma em cada uma das outras três cidades. Uma décima sétima equipe será montada por meio de uma seleção nas corridas Nike Plus. Já as outras três serão times especiais da Nike com pessoas convidadas.

Cada equipe receberá como estrutura de apoio um carro, uma moto e uma van, além de assistência médica e fisiológica. Ao longo do percurso os atletas terão ainda toda infra-estrutura para descanso e recuperação em três pontos de apoio denominados de Nike Village.

É sensacional esta iniciativa, mas seria ainda melhor se fosse aberta ao público geral e não tão específico. Entendo que a Nike e seus dirigentes penssaram em tudo e que seria quase impossível uma travessia Rj-Sp com muitas pessoas, pois não podemos interditar uma estrada para realizar uma corrida...mesmo assim ficará marcada na história das corridas de rua um evento com esta proporcionalidade. Parabéns aos idealizadores e aos futuros participantes, principalmente à equipe do meu amigo Marcos Paulo Reis!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Olympia 1984 - Tony Pearson - Um verdadeiro tributo a Michael Jackson!

Um verdadeiro tributo a Michael Jackson! Tony "Jackson" Pearson

40°Campeonato Brasileiro De Musculação e Fitness I Etapa!



40°Campeonato Brasileiro De Musculação e Fitness I Etapa! Convido todos vocês que gostam de musculação para virem prestigiar nossos atletas brasileiros...

Mais um método de treinamento na musculação! Pré-exaustão!

Pré-exaustão! se você é iniciante na musculação, não deve usar esse método, mas se é intermediário para frente, use! Ele consiste em se fazer um exercício específico antes do geral, ou seja um exercício que usa um grupamento muscular sem usar o bíceps e o tríceps que grupos musculares menores e esgotam suas fibras antes dos grandes. Por exemplo fazer PeckDeck(voador) antes de fazer supino que usa os tríceps...somente é possível fazer uma pré-exaustão nos musculos considerados grandes tais como peitoral, dorsal e coxa. Experimente este método também, você vai sentir a diferença, principalmente se não sentia o peitoral no supino. Confira aqui outras dicas de musculação nas postagens antigas do blog!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Super Set na musculação!

Você já deve ter treinado um Super Set na musculação sem saber que usou esse método...é muito simples! Quantas vezes você ouviu ou viu alguém treinar bíceps e tríceps, muitas, ou até mesmo já treinou. Então, o Super Set consiste em treinar dois músculos antagônicos ao mesmo tempo, fazendo uma série de cada um por vez até completar de 3 a 4 séries. Pode se fazer peito e costas neste método. Experimente e saia da rotina, seus músculos agradecem...

TROFÉU SÃO VICENTE DE MUSCULAÇÃO E FITNESS - 2009

TROFÉU SÃO VICENTE DE MUSCULAÇÃO E FITNESS - 2009

Foi realizado sábado passado o Troféu 2009 e Paulo Lima foi campeão overall mais uma vez este ano, já é o terceiro título overall deste ano. Será que ele será overall no Campeonato Brasileiro 2009? Vamos torcer por ele e pela equipe de São Paulo!!!

sábado, 4 de julho de 2009

"Brutal" Bertil Fox benchpress "DROPSET"

Este é um bom exemplo de sistemas de treinamento em musculação, chamado de "DROPSET" entre os bodybuilders, você poderá usá-lo toda vez que sentir uma estagnação do crescimento a fim de esgotar as fibras musculares do músculo em questão, através do aumento da intensidade no exercício, mas você precisará da ajuda de dois amigos ou parceiros de treino. Não se esqueça de aquecer antes...

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Marcelo Bueno e Bianca Bertotti, são campeões na Florida!


Marcelo Bueno e Bianca Bertotti, são campeões na Florida! Eles participaram do Universe Weekend 2009. Ele ganhou o musclemania e ela o figure. Em 2002 o atleta Andre Santos ganhou o amador musclemania. Parabéns aos nossos atletas!!!

http://www.universeweekend.com

quinta-feira, 2 de julho de 2009

PAULISTÃO IFBB - 2009

Campeonato Paulista de Musculação 2009 IFBB CBCM

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Campeões IFBB de 1959 até 2000!

Campeões IFBB desde 1959

Nesta seção você pode conhecer os campeões que fizeram parta da história da IFBB.
São mostrados os capeões no período de 1959 à 2000.
Lembramos que esta seção é atualizada juntamente com o site da IFBB.

VENCEDORES TOTAIS 1959-1969

Começando em 1970, as seguintes três (3) categorias da altura foram executadas:

Classe Curta: 5'5 "
Classe Média: 5'8 "
Classe Alta: 5'8 excedente "

1970 BELGRADO, JUGOSLÁVIA

  • Classe Curta:
    1. Franco COLUMBU, EUA
    2. Giuseppe DEIANA, Italy
    3. Kassem YAZBEK, Syria

  • Classe Média:
    1. Ahmet ENUNLU, Turquia
    2. Mandril SIPES, EUA
    3. Helmut SCHNEIDER, Germany

  • Classe Alta:
    1. Karl KAINRATH, Áustria
    2. Dirk WARNER, Bélgica
    3. Vic TRAGA, Canadá

  • CAMPEÃO OVERALL : Franco COLUMBU, EUA

  • A melhor Equipe Nacional: Italy

1971 PARIS, FRANCE

  • Classe Curta:
    1. Giuseppe DEIANA, Holland
    2. Renato BERTAGNA, Italy
    3. Hubert PLUMANS, Bélgica

  • Classe Média:
    1. Albert BECKLES, Inglaterra
    2. Ahmet ENUNLU, Turquia
    3. Ed CORNEY, EUA

  • Classe Alta:
    1. Helmut RIEDMEIER, Germany
    2. Microfone KATZ, EUA
    3. Francois LABRADOR, France

  • Vencedor Total: Albert BECKLES, Inglaterra

  • A melhor Equipe Nacional: Germany

1972 BAGDADE, IRAQ

  • Classe Curta:
    1. Kenichi SUEMITSUE, Japão
    2. Pierre VANDENSTEEN, Bélgica
    3. Mohamed MAKKAWY, Egipto

  • Classe Média
    1. Ed CORNEY, EUA
    2. Janko RUDMAN, Sweden
    3. Mederic ANNETTE, France

  • Classe Alta
    1. Microfone KATZ, EUA
    2. Baldo LOIS, Spain
    3. Ali ALGAYAR, Iraq

  • Vencedor Total: Ed CORNEY, EUA

  • A Mais melhor Equipe Nacional: EUA

1973 GENEBRA, SWITZERLAND

  • Classe Curta:
    1. Giuseppe DEIANA, Holland
    2. Hubert PLUMANS, Bélgica
    3. F. BERANGE, France

  • Classe Média:
    1. Albert BECKLES, Inglaterra
    2. Ahmet ENUNLU, Turquia
    3. Mederic ANNETTE, France

  • Classe Alta:
    1. Lou FERRIGNO, EUA
    2. Ken WALLER, EUA
    3. Microfone KATZ, EUA

  • Vencedor Total: Lou FERRIGNO, EUA

  • A melhor Equipe Nacional: EUA

1974 VERONA, ITALY

  • Classe Curta:
    1. Pierre CAMIONETE DEN STEEN, Bélgica
    2. Mohamed MAKKAWY, Egipto
    3. Renato BERTAGNA, Italy

  • Classe Média:
    1. Ahmet ENUNLU, Turquia
    2. Bob BIRDSONG, EUA
    3. Luis CESARION, France

  • Classe Alta:
    1. Lou FERRIGNO, EUA
    2. Ken WALLER, EUA
    3. CONCESSÃO De Paul, Wales

  • Vencedor Total: Lou FERRIGNO, EUA

  • A melhor Equipe Nacional: EUA

1975 PRETORIA, ÁFRICA SUL

  • Classe Curta:
    1. Wilfred SYLVESTER, Inglaterra
    2. Renato BERTAGNA, Italy
    3. Nicolas KEMP, Bélgica

  • Classe Média:
    1. Robby ROBINSON, EUA
    2. Albert BECKLES, Inglaterra
    3. Gerard BUINOD, France

  • Classe Alta:
    1. Ken WALLER, EUA
    2. WALKER De Roger, Austrália
    3. CONCESSÃO De Paul, Wales

  • Vencedor Total: Ken WALLER, EUA

  • A melhor Equipe Nacional: EUA

Começando em 1976, as classes curtas, médias, e altas foram mudadas a:

Pêso leve: 75kg
Middleweight: 90kg
Heavyweight: 90kg excedente

Também, o congresso da IFBB decidiu-se terminar "a concessão do vencedor total (OVERALL)" e preferivelmente, declare que cada vencedor da classe estaria se chamando campeão mundo"

O termo "Mr. Universo" cessado oficialmente de existir e foi mudado do "aos championships de Bodybuilding mundo".

1976 MONTREAL, CANADÁ

  • De pouco peso
    1. Mohamed MAKKAWY, Egipto
    2. Danny PADILLA, EUA
    3. Adolf ZIEGNER, Áustria

  • Middleweight
    1. Robby ROBINSON, EUA
    2. Microfone MENTZER, EUA
    3. Ahmet ENUNLU, Turquia

  • Heavyweight
    1. WALKER De Roger, Austrália
    2. Darcey BECKLES, Barbados
    3. Karl KAINRATH, Áustria

  • A melhor Equipe Nacional: EUA

1977 NIMES, FRANCE

  • 75 quilogramas
    1. Danny PADILLA, EUA
    2. Mohamed MAKKAWY, Egipto
    3. Renato BERTAGNA, Italy

  • 90 quilogramas
    1. Roy CALLENDER, Canadá
    2. Darcy BECKLES, Barbados
    3. Petr STACH, Checoslováquia

  • Sobre 90 quilogramas
    1. Kalman SZKALAK, EUA
    2. Microfone MENTZER, EUA
    3. CONCESSÃO De Paul, Wales

  • Amelhor Equipe Nacional: EUA

1978 ACAPULCO, MÉXICO

  • 75 quilogramas
    1. Carlos RODRIGUEZ, EUA
    2. Renato BERTAGNA, Italy
    3. Robert DANTLINGER, Checoslováquia

  • 90 quilogramas
    1. Tom PLATZ, EUA
    2. Petr STACH, Checoslováquia
    3. Darcy BECKLES, Barbados

  • Sobre 90 quilogramas
    1. Mick MENTZER, EUA
    2. Jusup WILKOSZ, Germany
    3. Reid SCHINDLE, Canadá

  • A melhor Equipe Nacional: EUA

Entre o Acapulco e os campeoes do mundo de Columbo, as categorias do bodyweight foram aumentadas a quatro:

Pêso leve: 70kg
Middleweight: 80kg
Lightheavyweight: 90kg
Heavyweight: 90kg excedente

1979 COLUMBO, EUA

  • 70 quilogramas
    1. Renato BERTAGNA, Italy
    2. Heinz SALLMAYER, Áustria
    3. Moh TECK HIN, Singapore

  • 80 quilogramas
    1. Roy DUVAL, Inglaterra
    2. Richard BALDWIN, EUA
    3. Anton HOLIC, Checoslováquia

  • 90 quilogramas
    1. Samir BANNOUT, Líbano
    2. Ron TEUFEL, EUA
    3. Johnny MAIS CHEIO, Inglaterra

  • Sobre 90 quilogramas
    1. Jusup WILKOSZ, Germany
    2. Raio MENTZER, EUA
    3. Chen WINT, Jamaica

  • A melhor Equipe Nacional: EUA

1980 MANILA, FILIPINAS

  • 70 quilogramas
    1. Heinz SALLMAYER, Áustria
    2. Ken PASSARIELLO, EUA
    3. Raymond BEAULIEU, Canadá

  • 80 quilogramas
    1. Jorma RATY, Finland
    2. Richard BALDWIN, EUA
    3. Richard JONKER, Austrália

  • 90 quilogramas
    1. Johnny MAIS CHEIO, Inglaterra
    2. Bronston AUSTIN, EUA
    3. Keijo REIMAN, Finland

  • Sobre 90 quilogramas
    1. Hubert METZ, Germany
    2. Reid SCHINDLE, Canadá
    3. Cristão JANATSCH, Áustria

  • A melhor Equipe Nacional: EUA

1981 O CAIRO, EGIPTO

  • 70 quilogramas
    1. Ken PASSARIELLO, EUA
    2. Jose RABANAL, France
    3. Fikret HODZIC, Jugoslávia

  • 80 quilogramas
    1. Gerard BUINOD, France
    2. James YOUNGBLOOD, EUA
    3. Anton HOLIC, Checoslováquia

  • 90 quilogramas
    1. Jacques NEUVILLE, France
    2. Tim BELKNAP, EUA
    3. Keijo REIMAN, Finland

  • Sobre 90 quilogramas
    1. Lance DREHER, EUA
    2. Gunnar ROSBO, Noruega
    3. Josef VESELY, Checoslováquia

1982 BRUGES, BÉLGICA

  • 70 quilogramas
    1. James GAUBERT, EUA
    2. Jean LEBLANC, Canadá
    3. Herman HOFFEND, Germany

  • 80 quilogramas
    1. Dale RUPLINGER, EUA
    2. Erwin KNOLLER, Germany
    3. NOTA De Erwin, Bélgica

  • 90 quilogramas
    1. Ahmet ENUNLU, Turquia
    2. Keijo REIMAN, Finland
    3. Moses MALDONADO, EUA

  • Sobre 90 quilogramas
    1. Lee HANEY, EUA
    2. Gunnar ROSBO, Noruega
    3. Ralf MOELLER, Germany

SINGAPORE 1983

  • 65 quilogramas
    1. Herman HOFFEND, Germany
    2. Antonio STELLA, Italy
    3. Alain LEROY, Caledonia Novo

  • 70 quilogramas
    1. Appie STEENBECK, Holland
    2. Microfone PILIOTIS, Inglaterra
    3. Jesse LUJAN, EUA

  • 80 quilogramas
    1. VIDRO De Charles, EUA
    2. NOTA De Erwin, Bélgica
    3. Erwin KNOLLER, Germany

  • 90 quilogramas
    1. Mandril WILLIAMS, EUA
    2. Keijo REIMAN, Finland
    3. Ian DOWE, Inglaterra

  • Sobre 90 quilogramas
    1. Bob PARIS, EUA
    2. Baga DE MEY, Holland
    3. Ralf MOELLER, Germany

1984 LAS VEGAS, EUA

  • 70 quilogramas
    1. Wilfred SYLVESTER, Inglaterra
    2. Herman HOFFEND, Germany
    3. Esmat SADEK, Egipto

  • 80 quilogramas
    1. John HNATYSCHAK, EUA
    2. Greame LANCEFIELD, Austrália
    3. Erwin KNOLLER, Germany

  • 90 quilogramas
    1. GASPARI Rico, EUA
    2. Josef GROLMUS, Germany
    3. Keijo REIMAN, Finland

  • Sobre 90 quilogramas
    1. Mike CHRISTIAN, EUA
    2. Baga DE MEY, Holland
    3. Olev ANNUS, Finland

1985 GOTHENBURG, SWEDEN

  • 70 quilogramas
    1. Herman HOFFEND, Germany
    2. Joseph DAWSON, EUA
    3. Esmat SADEK, Egipto

  • 80 quilogramas
    1. Lee LABRADA, EUA
    2. EL Shahat MABROUK, Egipto
    3. Miroslav JASTREBSKI, Checoslováquia

  • 90 quilogramas
    1. Josef GROLMUS, Germany
    2. Phil WILLIAMS, EUA
    3. Libor MINARIK, Checoslováquia

  • Sobre 90 quilogramas
    1. Peter HENSEL, Germany
    2. Ulf LARSSON, Sweden
    3. Ron Love, EUA

1986 TOKYO, JAPÃO

  • 65 quilogramas
    1. Steve BRISBOIS, Canadá
    2. John RUEHLMAN, EUA
    3. Jose BALLESTER, Spain

  • 70 quilogramas
    1. Herman HOFFEND, Germany
    2. Jose GUZMAN, EUA
    3. Esmat SADEK, Egipto

  • 80 quilogramas
    1. Paul Jean GUILLAUME, EUA
    2. Degra Prem REPÚBLICA DO TCHAD, India
    3. Francois BENFATTO, France

  • 90 quilogramas
    1. Michael ASHLEY, EUA
    2. Libor MINARIK, Checoslováquia
    3. Ian DOWE, Inglaterra

  • Sobre 90 quilogramas
    1. Ralf MOELLER, Germany
    2. Francois GAY, Switzerland
    3. Koos HEMMINGA, Holland

1987 MADRID, SPAIN

  • 65 quilogramas
    1. Mohamed ELEVADO, Egipto
    2. Jose BALLESTER, Spain
    3. Mustafa ULUSSOGLU, Turquia

  • 70 quilogramas
    1. Mohamed BENAZIZZ, Argélia
    2. Juan Carlos LOPEZ, Spain
    3. Jose GUZMAN, EUA

  • 80 quilogramas
    1. EL Shahat MABROUK, Egipto
    2. Francis BENFATTO, France
    3. Brian JOSEPH, Canadá

  • 90 quilogramas
    1. Pavol JABLONICKY, Checoslováquia
    2. Libor MINARIK, Checoslováquia
    3. Andreas MUNZER, Áustria

  • Sobre 90 quilogramas
    1. Luiz FREITAS, Brasil
    2. Geir Borgan PAULSEN, Noruega
    3. Gunther KUHNI, Germany

1988 BRISBANE, AUSTRÁLIA

  • 65 quilogramas
    1. Tevlik ULUSOGLU, Turquia
    2. Jose BALLESTER, Spain
    3. Flavio BACCIANINI, Italy

  • 70 quilogramas
    1. Juan MARQUEZ, EUA
    2. PARQUE Novo De Chul, Coreia Sul
    3. Han Dong KI, Coreia Sul

  • 80 quilogramas
    1. Degra Prem REPÚBLICA DO TCHAD, India
    2. Todd ROBERTS, EUA
    3. Bernard SEALY, Barbados

  • 90 quilogramas
    1. Renel JANVIER, EUA
    2. Patrick NICHOLLS, Barbados
    3. Andreas MUNZER, Áustria

  • Sobre 90 quilogramas
    1. Pavol JABLONICKY, Checoslováquia
    2. Esteiras KARDELL, Sweden
    3. Gene HOWELL, EUA

1989 PARIS, FRANCE

  • 65 quilogramas
    1. Ahmed MOHMED, Egipto
    2. Mercúrio CLAIBORNE, EUA
    3. Mohamed ELEVADO, Egipto

  • 70 quilogramas
    1. Camionete Walcot SMITH, EUA
    2. Juan Carlos LOPEZ, Spain
    3. Han Dong KI, Coreia Sul

  • 80 quilogramas
    1. Bernard SEALY, Barbados
    2. Patrice LINGUET, France
    3. Wilhelm JASINOWSKI, Germany

  • 90 quilogramas
    1. HILLEBRAND Frank, Germany
    2. Ahmet ENUNLU, Turquia
    3. Patrick NICHOLLS, Barbados

  • Sobre 90 quilogramas
    1. Jean Luc FAVRE, Switzerland
    2. Jerry RODGERS, EUA
    3. Soel NOURI, Argélia

KUALA 1990 LUMPUR, MALAYSIA

  • 65 quilogramas
    1. EL AMAWY De Anwar, Egipto
    2. EL AMIN De Khalil, EUA
    3. EL AZIZ De Mohamed Abdel, Egipto

  • 70 quilogramas
    1. Joseph DAWSON, EUA
    2. Han Dong KI, Coreia Sul
    3. Justin JOSPITRE, France

  • 80 quilogramas
    1. Wilhelm JASINOWSKI, Germany
    2. Brian JOSEPH, Canadá
    3. Wilson Rodrigues SANTOS, Brasil

  • 90 quilogramas
    1. Alq GURLEY, EUA
    2. Darrem CHARLES, Trinidad/Tobago
    3. E. SCANTLEBURY De Albert, Barbados

  • Sobre 90 quilogramas
    1. Achim ALBRECHT, Germany
    2. Geir Borgan PAULSEN, Noruega
    3. Jerry RODGERS, EUA

1991 KATOVICE, POLAND

  • 65 quilogramas
    1. EL AMAWY De Anwar, Egipto
    2. EL AZIZ De Mohamed Abdel, Egipto
    3. Serguei OTROKH, URSS

  • 70 quilogramas
    1. Jose GUZMAN, EUA
    2. Justin JOSPITRE, France
    3. Han Dong KI, Coreia Sul

  • 80 quilogramas
    1. EL Shahat MABROUK, Egipto
    2. Yohnnie SHAMBOURGER, EUA
    3. Pawel BRZOZKA, Poland

  • 90 quilogramas
    1. Miroslaw DASZKIEWICZ, Poland
    2. Darrem CHARLES, Trinidad/Tobago
    3. Michael SCIONTI, Austrália

  • Sobre 90 quilogramas
    1. Ronnie COLEMAN, EUA
    2. Ingvar LARSSON, Sweden
    3. Richard MARTINA, Holland

1992 GRAZ, ÁUSTRIA

  • 65 quilogramas
    1. Pavel GROLMUS, Checoslováquia
    2. Estrondo Woon HEOK, Coreia Sul
    3. EL FASAKHANI De Mohamed, Egipto

  • 70 quilogramas
    1. Andre CHARETTE, Canadá
    2. Eduard DERZAPF, Germany
    3. Justin JOSPITRE, France

  • 80 quilogramas
    1. Johann SCHATZ, Áustria
    2. Azman ABDULLAH, Singapore
    3. Jefferson PHILLIPS, Barbados

  • 90 quilogramas
    1. Hamdullah AYKUTLUG, Turquia
    2. Roland CZIURLOK, Germany
    3. Ronald COLEMAN, EUA

  • Sobre 90 quilogramas
    1. Arthur BUURMAN, Holland
    2. Denis ADASS, France
    3. Thomas MISCH, Germany

1993 SEOUL, COREIA SUL

  • 65 quilogramas
    1. Estrondo Woon HEOK, Coreia Sul
    2. EL AZIZ De Mohamed Abdel, Egipto
    3. Serguei OTROKH, Ucrânia

  • 70 quilogramas
    1. Han Dong KI, Coreia Sul
    2. Eduard DERZAPF, Germany
    3. Ertugrul GULCAN, Turquia

  • 80 quilogramas
    1. Azman ABDULLAH, Singapore
    2. Yohnnie SHAMBOURGER, EUA
    3. Alexander VISHNEVSKY, Rússia

  • 90 quilogramas
    1. Roland CZIURLOK, Germany
    2. Ronald COLEMAN, EUA
    3. Fouad BOOJAKLE *** TRANSLATION ENDS HERE ***E, Syria

  • Over 90 kg
    1. Gunter SCHLIERKAMP, Germany
    2. Stephan HARTL, Germany
    3. James ROBERTS, Sweden

1994 SHANGHAI, CHINA

  • 65 kg
    1. Sergey OTROKH, Ukraine
    2. Anwar EL AMAWY, Egypt
    3. Jesus LIZCANO, Spain

  • 70 kg
    1. Justin JOSPITRE, France
    2. Hang Dong KI, South Korea
    3. Chris FAILDO, USA

  • 75 kg
    1. Eduard DERZAPF, Germany
    2. Oleg ZHUR, Ukraine
    3. Piero Luigi TOLA, Italy

  • 80 kg
    1. El Shahat MABROUK, Egypt
    2. Kester PASHKE, Germany
    3. Yohnnie SHAMBOURGER, USA

  • 90 kg
    1. Ronald COLEMAN, USA
    2. Gernot BURST, Austria
    3. Amisi Magme MORISHO, Holland

  • Over 90 kg
    1. Jean Pierre FUX, Switzerland
    2. Agathoklis AGATHOKLEOUS, Cyprus
    3. Hassanien MUSTAFA, Jordan

1995 GUAM

  • 65 kg
    1. Zetri MUNIR, Malaysia
    2. Anwar AHMED, Egypt
    3. Mohamed Abdel EL AZIZ, Egypt

  • 70 kg
    1. David FORD, England
    2. Chris FAILDO, USA
    3. Han Dong KI, South Korea

  • 75 kg
    1. Stefan OROSZ, Czech Repubic
    2. Piero Luigi TOLA, Italy
    3. Jaroslva HORVATH, Slovakia

  • 80 kg
    1. Yohnnie SHAMBOURGER, USA
    2. Armando VILLA, Spain
    3. Oleg ZHUR, Ukraine

  • 90 kg
    1. Alfred KRAUTGARTNER, Austria
    2. Thomas SHEU, Germany
    3. Jari-Pekka PULKKINEN, Finland

  • Over 90 kg
    1. Agathoklis AGATHOKLEOUS
    2. Jeno KISS, Hungary
    3. Michael BIESCHKE, Germany

1996 AMMAN, JORDAN

  • 65 kg
    1. Anwar EL AMAWY, Egypt
    2. Aldo FUMAGALLI, Italy
    3. Mohamed Abdel EL AZIZ, Egypt

  • 70 kg
    1. Han Dong KI, South Korea
    2. Polvillo BLASQUEZ, Spain
    3. Toshiko HIROTA, Japan

  • 75 kg
    1. Ertugrul GULCAN, Turkey
    2. Kim Jun HO, South Korea
    3. Francois PITARCH, France

  • 80 kg
    1. Oleg ZHUR, Ukraine
    2. Jaroslav HORVATH, Slovakia
    3. Armando VILLO, Spain

  • 90 kg
    1. Thomas SCHEU, Germany
    2. Johan OLDENMARK, Sweden
    3. Ingo FISHER, Germany

  • Over 90 kg
    1. Jeno KISS, Hungary
    2. Ercan DEMIR, Turkey
    3. Oleg PROTAS, Ukraine

  • Overall Jeno KISS, Hungary

1997 PRAGUE, CZECH REPUBLIC

  • 65 kg
    1. Jose Carlos SANTOS, Brazil
    2. Anwar EL AMAWY, Egypt
    3. Jesus LIZCANO, Spain

  • 70 kg
    1. Steve HOLLAND, USA
    2. Ahmed Abdel SALAM, Egypt
    3. Antonio BLASQUEZ, Spain

  • 75 kg
    1. Kim Jun HO, South Korea
    2. Rene ZIMMERMANN, Switzerland
    3. Hakan GUMUS, Turkey

  • 80 kg
    1. Jaroslav HORVATH, Slovakia
    2. Armando VILLA, Spain
    3. Prince FONTENOT, USA

  • 90 kg
    1. Ahmed HAIDAR, Lebanon
    2. Hamdullah AYKUTLUG, Turkey
    3. Piotr GLUCHOWSKI, Poland

  • Over 90 kg
    1. Johannes ELEFTHERIADIS, Germany
    2. Thomas BURIANEK, Austria
    3. Robert Lee WASHINGTON, USA

  • Overall Ahmed HAIDAR, Lebanon

1998 IZMIR, TURKEY

  • 65 kg
    1. Anwar EL AMAWY, Egypt
    2. Jose SANTOS, Brazil
    3. vacant

  • 70 kg
    1. Han Dong KI, South Korea
    2. Mohsen YAZDANI, Iran
    3. vacant

  • 75 kg
    1. Ertugrul GULCAN, Turkey
    2. vacant
    3. vacant

  • 80 kg
    1. El Shahat MABROUK, Egypt
    2. vacant
    3. vacant

  • 90 kg
    1. Hamdallah AYKUTLUG, Turkey
    2. Johan OLDENMARK, Sweden
    3. vacant

  • Over 90 kg
    1. Serguei CHELESTOV, Russia
    2. Oleg PROTAS, Ukraine
    3. vacant

  • Overall Hamdallah AYKUTLUG, Turkey

1999 BRATISLAVA, SLOVAKIA

  • 65 kg
    1. Jose Carlos SANTOS, Brazil
    2. Ahmed Mohamed EL-AMAWY, Egypt
    3. Martin WARD, USA

  • 70 kg
    1. Yazdani MOHSEN, Iran
    2. Derek FARNSWORTH, USA
    3. Han Dong KI, South Korea

  • 75 kg
    1. Taguir FAKHROUTDINOV, Russia
    2. Peter GAL, Hungary
    3. Myung Sub KIM, South Korea

  • 80 kg
    1. El Sahat MABROUK, Egypt
    2. Roman VRABEL, Czech Republic
    3. Tito RAYMOND, USA

  • 90 kg
    1. Jaroslav HORVATH, Slovakia
    2. Thomas SCHEU, Germany
    3. Alexandre VICHNEVSKI, Russia

  • Over 90 kg
    1. Jan KUS, Slovakia
    2. Pavol FERENC, Slovakia
    3. vacant

  • Overall Jaroslav HORVATH, Slovakia

2000 MALACCA, MALAYSIA

  • 65 kg
    1. Sazali Bin Abd SAMAD, Malaysia
    2. Pham Van MACH, Vietnam
    3. Jose Carlos SANTOS, Brazil

  • 70 kg
    1. Yosri SAYED, Egypt
    2. Vacant
    3. Vacant

  • 75 kg
    1. Dan PECHANEX, Czech Rep
    2. Tagir TAKHROUTINOV, Russia
    3. Andreas BECKER, Germany

  • 80 kg
    1. Serguei DIMITRIEV, Belarus
    2. Pavlos MENTIS, Greece
    3. Vacant

  • 90 kg
    1. Mariusz STRZELINSKI, Poland
    2. Vacant
    3. Vacant

  • Over 90 kg
    1. Hamdullah AYKUTLUG, Turkey
    2. Piotr GLUCHOWSKI, Poland
    3. vacant

  • Overall Serguei DIMITRIEV, Belarus

Cenoura é a nova vedete contra o câncer de mama


Cenoura é a nova vedete contra o câncer de mama

Pesquisa mostra que ela reduz um dos maiores temores da menopausa


A menopausa causa temor entre muitas mulheres, e não só pelas transformações hormonais. Os riscos de câncer de mama, por exemplo, também crescem a partir desta fase: não à toa, a mamografia precisa ser feita anualmente a partir dos 40 anos de idade. Mas, além dos exames preventivos, a dieta também pode ajudar a afastar esse tipo de tumor.

Adicionar porções diárias de cenoura nas refeições é a dica mais recente dos médicos no combate à doença. A indicação é resultado de uma pesquisa realizada na prestigiada Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos. Os médicos descobriram que o poder dos carotenóides, presentes nos vegetais alaranjados, ajuda as células a permanecerem saudáveis por mais tempo a novidade foi anunciada após um acompanhamento rigoroso de 12 mil pacientes, 5.700 com diagnóstico de câncer de mama e 6.300 mulheres saudáveis, para controle.

"Por causa do betacaroteno, a cenoura une diversos benefícios à saúde: atua como antioxidante, beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, brilho aos cabelos e fortalece as unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras", afirma a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella.

Mas os cuidados precisam começar antes da menopausa os nutrientes não têm efeito quando a menstruação já foi, definitivamente, interrompida, de acordo com a pesquisa. Comer, pelo menos, duas porções diárias de alimentos ricos em caroteno diminui em até 17% os riscos de câncer de mama.

A notícia é um alento, principalmente, quando se tem em vista as principais causas relacionadas, atualmente, ao câncer de mama: a idade da primeira menstruação, fatores genéticos ou o nascimento do primeiro filho. Enquanto nenhum desses elementos pode ser alterado, a dieta pode ser adaptada a padrões mais saudáveis a qualquer instante.

Para variar
A cenoura é campeã na oferta de betacaroteno, mas existem outras opções

Vegetal
Acerola (10 frutas)
Abóbora (100 gramas)
Cenoura (100 gramas)
Manga (1 fruta média)
Moranga (100 gramas)
Rúcula (1 prato cheio)

Betacaroteno
2,7mg
4,3 mg
4,7 mg
2,4 mg
1,6 mg
4,3 mg

Pesquisa mostra que ela reduz um dos maiores temores da menopausa