sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Musculação vira remédio para idoso combater doenças (11/10/2011)


Musculação vira remédio para idoso combater doenças (11/10/2011)


Exercícios físicos se tornaram tão importantes quanto os remédios no tratamento de doenças como osteoporose, osteoartrose e artrite reumatoide. Não à toa, estima-se que a frequência de pessoas com mais de 60 anos nas academias de ginástica tenha aumentado cerca de seis vezes nos últimos dez anos.
De olho nesse filão, muitos estabelecimentos têm feito parcerias com consultórios médicos e oferecido descontos e atividades específicas para os idosos por eles encaminhados. Surgiram até academias especializadas nesse público, com equipe médica própria e instalações adaptadas a quem tem mobilidade reduzida (mais informações nesta página).
O boom teve início após a comprovação, no início da década passada, de que exercícios com sobrecarga são capazes de impedir o avanço da osteoporose, conta Kleber Pereira [CREF 012423-G/RJ], presidente da Associação Brasileira de Academias (Acad). "Os médicos passaram a recomendar a musculação para os idosos, que hoje representam quase 30% de nossos alunos."
Estudos recentes têm demonstrado os benefícios da musculação para outro problema que atinge quase 60% das pessoas com mais de 60 anos: a osteoartrose. Caracterizada pelo desgaste das articulações, a doença causa dor e restringe os movimentos.
Mitos
"Até pouco tempo atrás, pacientes com artrose recebiam a recomendação de praticar apenas atividades leves e evitar carregar peso ou subir escadas", conta Julia Greve, coordenadora do Laboratório de Estudos do Movimento (LEM) da Faculdade de Medicina da USP.
Mas hoje já se sabe que o fortalecimento da musculatura reduz a sobrecarga na articulação, diminui a dor e recupera a amplitude dos movimentos.
Outro mito que vem sendo derrubado por uma pesquisa realizada no LEM é o de que idosos não respondem tão bem aos exercícios quanto pessoas jovens.
A equipe coordenada por Julia acompanhou três grupos de mulheres ao longo de 13 semanas de musculação. O primeiro era composto por idosas com osteoartrose nos dois joelhos que já haviam se submetido a cirurgia para colocação de prótese em um deles. O segundo era de idosas sem problemas articulares e o terceiro, jovens saudáveis.
Quatro quesitos foram avaliados antes e depois das 13 semanas: a distância caminhada durante 6 minutos, a velocidade com que subiam um lance de escada, o tempo gasto para levantar e sentar em uma cadeira e o tempo para levantar da posição deitada. Em todos eles, o grupo de mulheres com problemas articulares foi o que mais evoluiu. Também esse grupo foi o que mais conseguiu aumentar a sobrecarga durante o período avaliado e melhorar o equilíbrio.
A história do aposentado Antonio Carlos Amabile, de 72 anos, é prova de que, independentemente da idade e da condição inicial, sempre é possível melhorar com a prática de atividade física. Em 1999, ele teve de passar por uma cirurgia para retirar a cabeça do fêmur por causa de um abcesso. "Os médicos acharam melhor não colocar prótese por causa da diabete. Ficaram com medo de rejeição", conta. Após dois anos de fisioterapia, ele teve o aval da equipe para praticar musculação.
"No começo, chegava à academia de andador e tinha de fazer os exercícios sem peso. Aos poucos fui recuperando tudo. Hoje subo e desço escadas com facilidade. Sou independente, embora ainda tenha de usar bengala."
Amabile sente-se em casa no meio dos marombeiros e das garotas de coxas grossas. É tão popular entre os colegas que acabou se tornando garoto propaganda da rede de academias Nível A. "A parte social é importantíssima. Deixa a gente estimulado. Sinto falta quando não venho."
Kokichi Takano, de 76 anos, é outro que já incorporou a malhação na rotina. Quatro vezes por semana, ele dedica duas horas para exercício de musculação, alongamento e esteira. Aos fins de semana, vai ao Parque do Ibirapuera caminhar. "Comecei a treinar com regularidade aos 70 anos. Sofria de artrose e tinha muita dor no nervo ciático. Agora não sinto mais nada", garante.
Treino ideal
Fabio Jennings, reumatologista e especialista em medicina esportiva da Universidade Federal de São Paulo, diz que o treino ideal para idosos deve incluir exercícios aeróbicos, para ajudar no controle do peso corporal, fortalecimento muscular e alongamento, para melhorar a flexibilidade. "Também é importante acrescentar atividades que trabalhem o equilíbrio. Isso diminui o risco de quedas e, consequentemente, de fraturas."
Nem sempre, porém, pessoas com problemas nas articulações conseguem atingir essa meta logo de início. "Muitas vezes começamos apenas com a musculação e, depois que a dor diminui, entramos com a caminhada e exercícios de alongamento", conta o professor de educação física Emmanuel Gomes Ciolac.
O segredo da atividade física em pacientes com problemas de saúde é saber o que fazer, como fazer, com qual carga e intensidade, diz Julia Greve. "É uma prescrição individualizada. Como a de um medicamento." Fonte CREF04/SP

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Um bom motivo para você abrir uma academia!

Brasil é o 2º país do mundo em número de academias de ginástica (14/7/2011)

Uma pesquisa do Instituto Data Popular aponta que em 10 anos, o número de academias aumentou 21 vezes. Em 2000, o Brasil possuía 797 academias e de acordo com informações coletadas no último levantamento feito pelo Conselho Federal de Educação Física em 2010, existem mais de 16 mil estabelecimentos em todo o País. Santa Catarina está na vice-liderança com cerca de 1.788 academias registradas. O Estado apenas perde para São Paulo, que registra mais de 6.400 estabelecimentos.
População mais consciente
De acordo com a pesquisa, cerca de 7,7 milhões de brasileiros (82%) da classe C acreditam que é importante estar em forma e 4,2 milhões (52%) praticam atividades físicas em uma academia de ginástica. A classe emergente representa mais da metade dos brasileiros que praticam atividades físicas pelo menos uma vez por semana.
Na alta renda (A/B) e na nova classe média brasileira, é possível notar uma predominância de mulheres, (51%), com a diferença máxima de dois pontos porcentuais em relação aos homens (49%).
Dos estimados 79 milhões de brasileiros que declaram ter interesse por esportes em geral, mais da metade pertence à nova classe média (54,2%). Entre as pessoas que praticam esportes em equipe, 42% estão na classe C e 44% na classe D/E.
Já os esportes individuais têm uma maior participação da classe A/B. Quase a metade dos emergentes (49%) sempre procura uma forma de emagrecer, seja através de dietas, exercícios ou medicamentos.


Se você não sabe como abrir uma academia me contrate como consultor, além de planejar tudo do começo ao fim para você,  eu vou fazer você economizar muito dinheiro ao ponto que minha consultoria vai sair de graça! Entre em contato go.direct@hotmail.com Abraço!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

CREDIBILIDADE....


CREDIBILIDADE....

Conquista-se, não se compra;
Constroi –se com trabalho, não com terrorismo;
Forja-se com amor, não com interesses duvidosos;
Exige doação e não egoísmo.


  Amigos, obrigado pela confiança depositada em mim e em todos da nossa querida e recém nascida IFBB  SP.
Espero que nossos eventos desse final de semana agradem a todos e engrandeçam ainda mais a Musculação de São Paulo e do Brasil
Para aqueles que se recusaram a nos ajudar (e até tentaram nos atrapalhar, em detrimento do ESPORTE e faltando com o respeito para com os ATLETAS-que não precisavam passar ainda mais ansiedade neste período pré competição) segue o email abaixo:


IN SPORT, THERE ARE NO LIMITATIONS, NO BARRIERS OF RACE, RELIGION, POLITICS OR CULTURE. IN SPORT, WE ARE IN TOUCH WITH EACH OTHER. BODYBUILDING IS IMPORTANT FOR NATION BUILDING." BEN WEIDER, O.C., C.Q., CStJ, Ph.D.,
To
Mr. Fernando Marques
President of Sao Paulo Federation of Bodybuilding & Fitness
15 June 2011
Dear Fernando,
Congratulations for the initiative of the Paulista Championships to be held next weekend in the city of Sao Paulo.
The creation of the “Federaçao Paulista” was a necessity for the Brazilian Confederation as it is the main source of athletes in the Brazilian Federation.
We know that you are very aware of the IFBB rules and constitution, but we would like to remind you that Mr. Reginaldo Gomes is suspended by the IFBB Disciplinary Commission for a period of 4 years and during his period of ineligibility he is not allowed to participate in any capacity at any IFBB or IFBB affiliated federation events.
We wish you and all the members of the Sao Paulo Federation, a lot of success with the championships and know that this federation can contribute to the success of the Brazilian Confederation.
Sending you my best regards
Sincerely,
William TIERNEY
IFBB General Secretary


Resposta do Presidente IFBB-RIO o Sr.Gustavo Costa,
Caro amigo Sr.Fernando Marques venho atraves deste confirmar que o Campeonato Paulista deste final de semana nos dias 18 e 19 de junho organizado pelo Sr.sera a unica maneira dos atletas de Sao Paulo poderem participar do Brasileiro 2011 no Rio de Janeiro nos dias 01 e 02 de julho.Conforme a ultima assembleia realizada em Fevereiro deste ano em Sao Paulo na presenca de todos os Presidentes das Federacoes do Brasil e mais ainda,isso serve para todos os outros Estados Brasileiros.Nao serao aceitas inscricoes "avulsas". Os atletas que nao estiverem na lista enviada previamente por suas federacoes nao poderao participar do mesmo,estarei divulgando no Site da IFBBRIO e tambem em outros meios de comunicacao, a lista completa dos responsaveis por cada uma delas,como por exemplo:Gustavo Costa,Rio de Janeiro.Fernando Marques,Sao Paulo.Fernando Maradona,Minas Gerais.Venilson Pantera,Paraiba,entre outros... Grande abraco

Grato novamente

Fernando Marques

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Falando sobre Proteína! (Parte 1)

Falando sobre Proteína! (Parte 1)

BioCasein da Performance Nutrition!

A noite nosso corpo não precisa mais de carboidratos pois este é uma fonte primária de energia e nós estamos prestes a dormir, repousar...mas ao contrário disto o que fazemos? Comemos pizza, sushi, massas, sanduíches, doces, bolos, etc. Experimente mudar seus hábitos noturnos comendo proteínas e folhas verdes, eu particularmente no jantar como uma carne e depois antes de dormir uso BioCasein da Performance Nutrition. Este produto, além de ser delicioso, uso o sabor baunilha, que já vem adoçado com sucralose Splenda, fornece a principal protéina do leite, à Caseína Miscelar. Rica em aminoácidos e por ser de cadeia longa entra lentamente na corrente sanguínea proporcionando um efeito anti catabólico para os tão sonhados músculos, os quais lutamos para conquistar arduamente na academia!


Esse isso aí! Experimenta!