sábado, 5 de abril de 2008

Sabe qual é o segredo da preparação física da equipe de volei brasileira e do BOPE?

São vários! Mas um deles é um princípio. Falaremos então dele, o princípio da especificidade. Podemos dizer que uma atividade física têm suas particularidades e estas devem ser respeitadas, tanto em relação as capacidades físicas e sistemas energéticos quanto o gesto esportivo. O foco deve estar sempre no gesto como por exemplo no volei, onde você não vê um jogador correndo na quadra, ele somente se desloca alguns metros, portanto em sua preparação física, a corrida está descartada como ferramenta de condicionamento, mas ele salta muitas vezes durante a mesma, então saltar é muito importante para o sucesso da defesa e ataque.

Antes os jogadores corriam muito e subiam escadas e o Brasil nunca ganhava os campeonatos. Esta mudança foi um dos fatores que levaram o Brasil ao topo do mundo do volei. E no esquadrão de elite BOPE? Aconteceu a mesma coisa. Toda a base de treinamento agora é específico nas necessidades dos policiais, pois antes eles apenas corriam 20Km como preparação física, e agora necessitam de vários treinos, sendo um deles o de musculação, pois o equipamento deles é moderno e pesado, exigindo uma resistência de força para subir o morro e deter os contraventores. Somente o rifle pesa 4kg, fora o resto.

É isso ai, amigos, quando for na academia, não adianta fazer uma atividade sem que ela seja necessária para atingir o seu objetivo. Faça somente o que for preciso. Assim você evita um desgaste desnecessário, lesões, estresse, tempo perdido, entre outros problemas. Consulte sempre um profissional de sua confiança ou se desejar pergunte-me através dos comentários que na medida do possível eu responderei. Obrigado e até breve!

terça-feira, 1 de abril de 2008

Outro Princípio!

Nosso corpo sempre busca um estado de equilíbrio, ao qual chamamos de Homeostasia. Falaremos então do Princípio da Adaptação que consiste em toda vez que submetemos o nosso corpo a uma atividade física, que seja ela diferente ao nosso estado de repouso, nosso organismo buscará a recuperação da homeostasia. Esse é um processo fisiológico de resposta, portanto os estímulos dados ao nosso corpo devem ser mudados a cada período para que haja evolução. Na musculação por exemplo, a mudança do tipo de treino, número de séries e aumento de carga, promoverão a adaptação do organismo. Assim não devemos treinar igual por períodos longos de tempo, peça sempre ao seu professor que verifique a necessidade de mudança em sua ficha treino. Um abraço e até a próxima.